Carpinteiros do Universo

O Amor

Hoje dia 12 de junho se celebra o dia dos namorados.  Eu renomeei essa data com o dia do amor.

O amor se estende muito além do fato de estarmos em um relacionamento amoroso. Todos nós temos vínculos repletos de afetos reais. Cada pessoa que transita em nossa jornada importa. Neste dia devemos celebrar cada um destes relacionamentos. No dia do amor é  preciso celebrar com os nossos amores.

Amor é o verbo que cabe toda a liberdade. Amar engloba todas as formas. O amor que brota de forma espontânea através dos sentimentos que despertamos nos outros. O amor que construímos a partir das experiências que vivenciamos. O amor que retribuímos e também recebemos. O amor nasce do aleatório. O amor que forma legados. O amor que resiste ao tempo. O amor que supera crises. O amor em forma de amizade. O amor em forma de cuidado. O amor dentro das família de sangue e também de coração. O amor que recomeça. O amor que surge aos poucos.  O amor que põe a mesa antes do primeiro olá. O amor que sustenta qualquer dilema. 

O amor que elaboramos. O amor que lapidamos. O amor desinteressado. O amor que se transforma em atitude. O amor que cultivamos. O amor que sabemos preservar. O amor pelos nossos ancestrais. O amor pela vida. O amor pelos processos. O amor pela natureza. O amor como sentido de vida. O amor no que fazemos. O amor que espalhamos pelo mundo. O amor como revolução. O amor como ferramenta. O amor que sustenta e abre espaço para todos os demais bons sentimentos.

O amor é um ato revolucionário. O amor é um artigo de luxo em tempos de capitalismo desenfreado. O amor não se compra. O amor não pode ser vendido. O amor nasce do real e forma lar através dos afetos reais. O amor é tecido por sensações que vivenciamos ao lado de quem queremos bem. O amor cria elos. O amor é uma fortaleza sólida onde podemos nos refugiar de forma segura. Já que através do amor gera amparo, cuidado que dá uma sensação de estar em casa dentro do peito um do outro.

O amor sabe compartilhar. O amor sabe escutar. O amor sabe recomeçar. O amor é paciente. O amor é solidário. O amor é compassivo. O amor pode passar por turbulência. O amor pode passar por crises, momentos complexos e escolhas difíceis.  Mas se é amor de verdade, resiste, reinventa e recomeça. O amor sabe esperar, cuida com carinho e encontra formas de dar certo. O amor pode passar por brigas, podem haver dias nublados repletos de confusões. Pode ser que haja ruídos na comunicação e até mesmo hiatos. Importante respeitar estes intervalos para que se for amor de verdade, ele volta para mais forte, potente e animado para dar certo.

O amor seja como for não é sempre fácil. Nem sempre é simples. Pode ser emaranhado, bagunçado e até mesmo caótico. Pode gerar dúvidas, medos e inseguranças. Pode dar saudade, distâncias e até mesmo rusgas. Mas amar de verdade é saber consertar, perdoar e nem sempre concordar. Amar não é concordar com tudo, saber enxergar o outro como um universo inteiro a ser descoberto. Ninguém é metade da laranja de ninguém. Amor é feito por duas pessoas inteiras que embarcam em um processo de amor para complementar o outro e não completar.

Amar é entender que o outro é diferente em suas narrativas, trajetórias, processos. Por isso amar em liberdade é aceitar que cada um é repleto de particularidades. Existirão em qualquer tipo de relacionamentos pontos em comum e também de divergência. Por isso amar também é ceder, mudar de ideia, de rota e às vezes flexibilizar o que parecia ser impossível Teimosia é um ingrediente lotado de egoísmo que pouco combina amor. Quem decide amar, aprende a amar o outro de forma integral com suas luzes e suas sombras. Assim, a gente também vai se deixar amar em nossa integralidade. Pode até ser que o que a gente achava defeito na gente, seja um deleite.

Neste dia 12 de junho só não esquece de você. Amar a gente também é processo e construção. O nosso amor próprio é o que abre espaço para amar os outros. Que amar e mudar as coisas sejam sempre o que nos interessam mais e mais.

Compartilhar:

Categorias

Mais posts

Dia do Escritor

Hoje 25 de Julho é comemorado o dia do Escritor. Uma crônica para celebrar a arte da escrita.

Sonhar para Despertar

Sonhar é a forma mais sublime de acessar a nossa criatividade. Sonhos são sempre um destino para dar uma virada de chave na nossa existência.

A descoberta da menina autista

A descoberta da menina autista é uma crônica que aborda a minha experiência como uma menina dentro do Espectro Autista atuando como escritora e psícologa.

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para gerar uma melhor experiência de usuário. Ao continuar navegando ou ao clicar em Aceitar, você concorda com nossa Política de Privacidade.